Aposentadoria Especial INSS – Quem Tem Direito

O que é a Aposentadoria Especial INSS?

A aposentadoria especial INSS também vai ter as suas particularidades para que o órgão conseguiu efetuar o pagamento para você o primeiro passo é entender quais são elas e qual o benefício pode ser concedido.

aposentadoria-especial-inss-quem-tem-direito

Como existem vários tipos de aposentadorias que são disponibilizadas por esse órgão é muito comum que tenhamos dificuldade em entender os requisitos e as diferenças entre elas. Mas não precisa se preocupar por que todas essas informações serão disponibilizadas para as pessoas poderem consultar no site.

Ficamos mais tranquilos quando entendemos melhor sobre o INSS aposentadoria especial e quais são os requisitos que iremos preencher para poder receber a mesma. Aproveite para verificar essas informações aqui e vá se organizando.

O Instituto Nacional de Seguridade Social juntamente com a Previdência Social são os dois órgãos responsáveis por concederem e administrar todos os benefícios que são pagos aos contribuintes. Por isso que precisamos verificar as informações que diariamente esses órgãos públicos disponibilizam.

Existem muitos serviços que poderão ser usados dentro do site do INSS quando você for solicitar aposentadoria especial, mas deixaremos as instruções passo a passo para que você possa compreender melhor.

Para você que está em dúvida sobre o que é aposentadoria especial, consulte essas informações abaixo para esclarecer:

Antes de você entrar no site do INSS para poder dar entrada no recebimento desse benefício, você vai precisar saber se está atendendo aos requisitos para ele ou não:

  • Esse benefício é concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes nocivos à saúde;
  • Calor e ruído são dois exemplos de ambientes que comprometem a saúde;
  • A exposição a esse tipo de ambiente pode ser de forma contínua ou ininterrupta.

Quem tem direito ao Benefício?

Você pode consultar um pouco mais sobre o que é esse benefício e em quais casos é que ele será pago. Agora veremos informações mais detalhadas sobre quem tem direito a aposentadoria especial.

Sempre importante entender esses detalhes mais aprofundados porque eles também serão analisados quando você for fazer a solicitação do mesmo e isso será o critério para te aprovar ou não.

Abaixo colocamos qual é o tempo para se aposentar por aposentadoria especial:

  • 25, 20 e 15 anos de contribuição garantem esse tipo de aposentadoria.
Mais:  Aposentadoria Especial Insalubridade - Quem Tem Direito

Existem esses três tipos diferentes de período cobrado por que para cada tipo de intensidade e exposição áreas de risco é que vai conceder o benefício. Somente a perícia médica é quem será capaz de analisar e conceder aprovação do mesmo.

Outra informação que será muito importante para você entender quem tem direito e quais são os requisitos desse tipo de benefício é a questão da quantidade de contribuições mínimas que deverão acontecer.

Abaixo você pode conferir outro requisito do benefício aposentadoria especial:

  • Necessário que o cidadão tenha 180 meses mínimos de contribuição.

quem-tem-direito-aposentadoria-especial-e1527551259228

Como dar Entrada na Aposentadoria Especial INSS?

Essas informações mencionadas acima sobre quem tem direito a receber o benefício e quais são os requisitos que serão analisados para a concessão do mesmo são de suma importância e você não pode esquecer de verificar se você está por dentro do que está sendo pedido.

Agora você vai receber as instruções que precisa para dar entrada na aposentadoria especial e que são informações muito importantes também. Ainda mais porque você precisa saber que existe um serviço online que Vai facilitar a sua vida nesse processo.

As pessoas passaram a usar de forma rotineira serviços online que estão sendo concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social e isso passou a ser muito bom para que as pessoas pudessem ter mais agilidade na hora de resolver suas pendências e também para que os próprios atendimentos presenciais não fica assim tão lotados.

Os documentos originais necessários também são muito importantes e já antecipamos que você vai ter que levar o seu documento de identificação com foto e com o número do CPF. Além disso, vai também precisar dos documentos que comprovem os períodos trabalhados.

  • Agora você vai entender como solicitar aposentadoria especial e deixamos um link para você iniciar esse procedimento:
    Acesse o site do INSS: www.requerimento.inss.gov.br/
  • Leia com atenção as informações disponibilizadas e veja o que você vai ter a opção de requerer e consultar esse benefício;
  • Escolha as opções certas e não deixe de disponibilizar os dados pedidos de forma correta.

A sua solicitação a partir do momento em que você atende aos requisitos para ter direito de receber o benefício e não se esqueça que as informações que foram tratadas anteriormente serão analisadas com bastante atenção e se algum requisito não for preenchido, o benefício não será concedido para você.

Mais:  Telefone Agendamento INSS

A solicitação aposentadoria especial é uma parte importante, mas se o segurado não atende o que está sendo pedido, ele não vai conseguir receber o benefício nesse momento. Ela será concedida mediante análise de cada caso, por isso que precisa passar pelos processos necessários para tal.

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • aposentadoria-especial-insalubridade-quem-tem-direito-150x150Aposentadoria Especial Insalubridade – Quem Tem Direito O que é Aposentadoria Especial Insalubridade? A aposentadoria especial por insalubridade é um direito que o trabalhador tem desde o momento em que ele preenche os requisitos para tal, […]
  • aposentadoria-por-invalidez-150x150Aposentadoria por Invalidez INSS O que é a Aposentadoria por Invalidez INSS? A aposentadoria por invalidez INSS é o benefício previdenciário concedido para o trabalhador que atende os requisitos necessários para tal. […]
  • auxilio-doenca-13-salario-150x15013 salário Auxílio Doença INSS Décimo Terceiro Salário para auxílio doença O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS - é o órgão responsável por pagar o benefício previdenciário do auxílio doença. Mas para que […]
  • revisao-auxilio-doenca-inss-150x150Revisão Auxílio Doença INSS Auxílio Doença o que é? O auxílio doença é mais um benefício que o trabalhador pode solicitar, mas esse se aplica apenas para aqueles que estão temporariamente incapazes para o trabalho. […]
  • auxilio-doenca-para-desempregado-150x150Desempregado tem Direito a Auxílio Doença? Auxílio Doença Para Desempregados O pagamento do auxílio doença é de responsabilidade do INSS e precisamos procurar esse órgão para dar entrada, consultar o requerimento, para verificar o […]
  • auxilio-doenca-acidentario-dar-entrada-150x150Auxílio Doença Acidentário – O que é? Auxílio Doença Acidentário O auxílio doença acidentário tem algumas características diferentes do auxílio que é disponibilizado nos casos em que o segurado sofre algum acidente. Ambos são […]
  • auxilio-maternidade-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Auxílio Maternidade – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Auxílio Maternidade? O benefício do auxílio maternidade é mais um que o INSS vai pagar para todas as temporadas que atende aos requisitos pedidos. Para aquelas pessoas que estão […]
  • doencas-que-aposentam-por-invalidez-150x150Doenças que aposentam por Invalidez O que é Aposentadoria por Invalidez A Aposentadoria por invalidez é outro benefício que a Previdência Social vai disponibilizar para todos aqueles trabalhadores que fizeram o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *