Aposentadoria por Invalidez INSS

O que é a Aposentadoria por Invalidez INSS?

A aposentadoria por invalidez INSS é o benefício previdenciário concedido para o trabalhador que atende os requisitos necessários para tal. Aqui iremos conhecer um pouco mais sobre ele e também sobre quais são os assuntos que precisamos saber antes de solicitarmos o mesmo.

aposentadoria-por-invalidez-inss-e1526178003443

O Instituto Nacional de Seguridade Social é uma autarquia federal que fica responsável pela organização dos benefícios previdenciários. Por isso que as tratativas são feitas nos atendimentos e agências deste órgão ou através do site do mesmo.

Por ser um tipo de aposentadoria disponibilizada em um cenário crítico, ela acaba sendo de suma importância e você vai ver que em termos de carência ela se difere de outras. Acompanhe as informações e saiba o que é aposentadoria por invalidez INSS.

Quais são os requisitos e carência?

A aposentadoria por invalidez será concedido para cidadão que estiver incapaz de trabalhar e que não tem condições de ser reabilitado para outra função. Caso o cidadão esteja incapacitado temporariamente, o benefício correto que ele precisa solicitar e o auxílio doença.

Importante entender a diferença entre os benefícios para você proceder de forma correta quando precisar de algum deles. Agora vamos verificar nesse tópico quais são os requisitos e também qual será o tempo de carência mínimo cobrado para concessão do mesmo.

Os requisitos e carência da aposentadoria por invalidez são informações que precisamos ler e ter muita atenção antes de entrarmos com o processo de solicitação. Caso o cidadão não faça o preenchimento do que está sendo pedido, ele não consegue receber o benefício.

Veja qual é o primeiro requisito que precisa ser preenchido:

  • Benefício concedido apenas para o trabalhador que estiver incapaz, de forma permanente, de exercer qualquer atividade.
  • Isso significa dizer que o benefício foi concedido se o trabalhador não conseguir ser readaptado em qualquer outra função e ele só será durante esta incapacidade. A partir do momento em que o trabalhador ao mercado, o benefício será cessado.

A carência aposentadoria por invalidez é outra informação que você vai precisar ter conhecimento para poder ver se você preenche ou não esse requisito também. Abaixo mencionados qual é essa informação:

  • Carência de contribuição para aposentadoria por invalidez: Não existe carência para esse benefício.
Mais:  Auxílio Doença Como dar Entrada

Essa informação que você verificou abaixo é muito importante e significa dizer que a partir do momento em que você é um contribuidor do Instituto Nacional de Seguridade Social você não precisa ter um número mínimo de contribuições feitas para poder receber esse benefício.

Muitas pessoas pensam que é necessário ter uma carência mínima para o recebimento da aposentadoria por invalidez, mas isso não se aplica. O único requisito seria ser um beneficiário do INSS.

Existem vários outros benefícios que precisam de carência mínima e por isso que muitas pessoas acabam confundindo com esse. O requisito para receber aposentadoria por invalidez está no fato de você estar incapacitado e não puder ser reabilitado.

aposentadoria-por-invalidez

Como solicitar Aposentadoria por Invalidez?

Agora que você entendeu quais são os créditos para serem preenchidos na hora de você solicitar sua aposentadoria e que não tem uma carência mínima para você receber a mesma, vamos entender o processo de solicitação.

O processo se faz necessário porque você precisa entender onde é que a solicitação acontece e se tem algum serviço online que te ajuda a fazer esse procedimento. A solicitação aposentadoria por invalidez depende do auxílio doença.

Fica um pouco confuso para as pessoas entenderem que primeiro elas precisam solicitar o auxílio doenças para que depois o laudo médico constante que realmente não tem como reabilitar o trabalhador para nenhuma outra profissão.

Se a perícia médica constatar que o trabalhador não pode ser reabilitado é que a aposentadoria será concedida.

O primeiro passo para receber aposentador por invalidez é você agendar a sua perícia médica e isso você faz através do site do DataPrev: www.dataprev.gov.br

A perícia médica será a responsável por diagnosticar a sua aposentadoria por invalidez e permitir que a mesma passou a ser paga para você, por isso que esse passo se faz necessário e você pode fazer o agendamento do exame online.

Não deixe de estar comparecendo no dia e horário que você agendou para que esse processo possa acontecer. Caso você não consiga comparecer é necessário fazer a remarcação ou cancelamento.

Se você agendar uma data e um horário e não comparecer, ficará impedido de fazer um novo agendamento nos próximos 30 dias.

Após a sua solicitação é possível consultar resultado da aposentadoria por invalidez e a partir dessa informação e que você vai saber se o benefício será concedido ou não.

Mais:  Prova de Vida INSS

Essa consulta também está online e disponível para ser verificada de uma maneira mais rápida. Não necessário procurar o atendimento mais próximo para você saber se o benefício será concedido.
Entre no site do Dataprev para você consultar o resultado do requerimento da aposentadoria por invalidezwww.dataprev.gov.br

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • aposentadoria-especial-inss-quem-tem-direito-150x150Aposentadoria Especial INSS – Quem Tem Direito O que é a Aposentadoria Especial INSS? A aposentadoria especial INSS também vai ter as suas particularidades para que o órgão conseguiu efetuar o pagamento para você o primeiro passo é […]
  • aposentadoria-especial-insalubridade-quem-tem-direito-150x150Aposentadoria Especial Insalubridade – Quem Tem Direito O que é Aposentadoria Especial Insalubridade? A aposentadoria especial por insalubridade é um direito que o trabalhador tem desde o momento em que ele preenche os requisitos para tal, […]
  • auxilio-doenca-como-dar-entrada-1-e1526174295880-150x150INSS Extrato – Consulta Consultar Extrato INSS O Instituto Nacional de Seguridade Social é uma autarquia federal responsável por organizar os benefícios sociais como auxílio doença, aposentadorias, entre outros. […]
  • doencas-que-aposentam-por-invalidez-150x150Doenças que aposentam por Invalidez O que é Aposentadoria por Invalidez A Aposentadoria por invalidez é outro benefício que a Previdência Social vai disponibilizar para todos aqueles trabalhadores que fizeram o […]
  • loas-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150LOAS 2019 – Quem tem direito, Dar Entrada O que é LOAS? A Lei Orgânica da Assistência Social, também conhecida como LOAS, é de iniciativa do governo federal e tem um objetivo muito importante na sociedade brasileira. A […]
  • pensao-por-morte-inss-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Pensão por morte INSS – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Pensão por morte INSS? Dentre os vários tipos de benefícios que são pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, você encontra a pensão por morte. Aqui iremos tratar um […]
  • inss-pente-fino-auxilio-doenca-150x150INSS Pente Fino Auxílio Doença O que é Auxílio Doença? O benefício previdenciário é chamado auxílio doença é de responsabilidade do INSS e por isso que o contribuinte precisa entrar em contato com esse órgão quando for […]
  • carencia-auxilio-doenca-150x150Auxílio Doença Carência O que é auxílio doença? O auxílio doença será concedido para o trabalhador e ficar afastado mais de 15 dias do trabalho por motivo de doença ou acidente. Esse benefício é organizado pelo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *