Auxílio Acidente – Valor, Quem Tem Direito

O que é Auxílio Acidente?

Quando você trata do auxílio acidente, estamos diante de um benefício que tem natureza indenizatória e será pago quando o acidente reduzir permanentemente a capacidade para o trabalho.

auxilio-acidente-valor-quem-tem-direito-e1527625108590

Essa característica principal do benefício é muito importante e todo cidadão que tem interesse em solicitar o mesmo precisa saber. Somente assim para ele ter conhecimento sobre em que casos benefício realmente poderá ser concedida.

Tendo conhecimento sobre o que é auxílio acidente, fica melhor para você se organizar quanto o processo de recebimento. Saber quais são os requisitos também é muito importante para você já analisar se está preenchendo todos eles.

Com o auxílio acidente INSS, o cidadão que teve uma sequela permanente poderá receber uma indenização, só precisamos acompanhar as informações aqui para que possamos entender melhor como esse processo funciona e quais são os requisitos para que se possa ser concedido o quanto antes.

Vamos deixar as orientações sobre os requisitos que são avaliados pelo INSS e também o que você precisa fazer para poder ser indenizado. Muita informação já está online e isso te disponibiliza um conforto muito maior do que você imagina.

Assim como os demais benefícios, será necessário passar pela perícia médica para que o caso possa ser analisado e o benefício possa ser pago. Somente mediante o preenchimento dos requisitos é que o cidadão vai conseguir receber o valor.

Quem tem direito ao Benefício

Qualquer benefício pode gerar a dúvida sobre quem tem direito ao recebimento do mesmo e isso também é bastante recorrente quando se trata de um auxílio que é indenizatório e pago em decorrência de alguma sequela que o cidadão sofreu.

Vamos entender aqui quem tem direito ao auxílio acidente e em quais casos ele poderá ser pago. Abaixo colocamos quais serão os principais requisitos analisados no processo de concessão do mesmo:

  • Esses são os requisitos auxílio acidente:
  • Necessário ter a qualidade de segurado na época em que o cidadão sofreu acidente;
  • Não será necessário cumprir nenhum período de carência mínimo.

Ou essas duas principais informações, você já consegue verificar se vai ter direito ao recebimento do benefício ou não. Por outro lado, também temos as informações sobre o tipo de contribuinte que pode receber o benefício.

Mais:  Consulta perícia INSS pela internet

Abaixo está a lista dos contribuintes do INSS que tem direito ao auxílio acidente.

  • Empregado Urbano e Rural;
  • Empregado doméstico ;
  • Trabalhador avulso;
  • Segurado especial.

Resumidamente, quem não tem direito ao auxílio doença é um contribuinte individual e também contribuinte facultativo. Essas duas categorias não são elegíveis ao recebimento do benefício.

Todas as informações citadas acima tratam da questão de quem é elegível ou não para esse tipo de benefício e esse detalhe faz toda diferença e permite que você avalie o seu caso para entender se o INSS vai fazer a concessão do pagamento para você ou não.

quem-tem-direito-ao-auxilio-acidente

Valor do Auxílio Acidente

O valor do auxílio acidente depende muito o tipo de indenização que será pago para o contribuinte e para que o próprio órgão chegue a um resultado final, ele faz algumas contas de acordo com alguns critérios.

A recomendação é que você faça uma simulação do valor na agência mais próxima ou através da central de atendimento. Verifique se o atendimento telefônico do INSS consegue fornecer qual é o valor final que você pode receber por essa indenização.

  • Entre em contato com a central do INSS pelo: 135.

Quando você for comparecer a agência mais próxima é importante que você leve a documentação necessária e ela está relacionada tão com seus documentos pessoais para identificação, como também dos seus documentos que comprovem o acidente sofrido e também os tratamentos que foram necessários.

Para solicitar auxílio acidente é indispensável fazer o preenchimento dos requisitos e levar a documentação completa para que ela possa ser analisada e também para que você possa comprovar que realmente ele e efetuar algum tratamento para sequelas que ficaram devido ao acidente que você teve.

A diferença entre esse tipo de benefício e os demais concedidos pelo INSS é que ele tem caráter indenizatório, isso significa que ele não será pago todos os meses e sempre uma parcela única para te entronizar do acidente que você sofreu e as sequelas que você teve.

O benefício auxílio acidente INSS será encerrado a partir do momento em que o trabalhador se aposenta ou solicita a certidão de tempo de contribuição para fins de averbação em regime próprio de Previdência, ou seja, quando ele vai se aposentar pela previdência privada.

Mais:  Auxílio Doença Carência

Para tirar maiores dúvidas sobre o seu caso e os detalhes específicos que envolvem o mesmo, é importante que você procure o atendimento presencial ou telefônico. Veja qual dessas é a melhor maneira para que você possa adicionar as suas dúvidas. Assim você economiza muito mais tempo do que imagina e ainda tem as suas pendências esclarecidas pela equipe responsável.

 

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • auxilio-doenca-dar-entrada-150x150Auxílio Acidente – Dar Entrada O que é Auxílio Acidente? O auxílio acidente é um benefício previdenciário e ele tem uma natureza indenizatória e será pago em decorrência de algum acidente que reduz de forma permanente […]
  • agendar-auxilio-doenca-inss-150x150Agendamento Auxílio Doença INSS Auxílio Doença Agendamento O auxílio doença é um benefício que o cidadão consegue receber quando está afastado do trabalho por mais de 15 dias por motivo de acidente ou doença. Existem […]
  • auxilio-doenca-valor-150x150Auxílio Doença 2019 Valor Qual Valor do Auxílio Doença? Entender as características do auxílio doença e saber para que que serve é muito importante para que você possa fazer a solicitação dele e o mesmo possa ser […]
  • auxilio-doenca-13-salario-150x15013 salário Auxílio Doença INSS Décimo Terceiro Salário para auxílio doença O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS - é o órgão responsável por pagar o benefício previdenciário do auxílio doença. Mas para que […]
  • auxilio-doenca-estabilidade-150x150Auxílio Doença Estabilidade Quem Recebe Auxílio Doença Tem Direito a Estabilidade? O auxílio doença é um dos benefícios previdenciários que o trabalhador tem direito e ele será direcionado para os casos em que o […]
  • auxilio-maternidade-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Auxílio Maternidade – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Auxílio Maternidade? O benefício do auxílio maternidade é mais um que o INSS vai pagar para todas as temporadas que atende aos requisitos pedidos. Para aquelas pessoas que estão […]
  • carencia-auxilio-doenca-150x150Auxílio Doença Carência O que é auxílio doença? O auxílio doença será concedido para o trabalhador e ficar afastado mais de 15 dias do trabalho por motivo de doença ou acidente. Esse benefício é organizado pelo […]
  • aposentadoria-especial-insalubridade-quem-tem-direito-150x150Aposentadoria Especial Insalubridade – Quem Tem Direito O que é Aposentadoria Especial Insalubridade? A aposentadoria especial por insalubridade é um direito que o trabalhador tem desde o momento em que ele preenche os requisitos para tal, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *