Auxílio Reclusão – Valor, Quem Tem Direito de Receber

O que é Auxílio Reclusão?

O auxílio reclusão será pago apenas para os dependentes do segurado preso e que esteja em regime fechado ou em regime semiaberto. São esses dois casos em que o dependente tem direito de receber esse tipo de auxílio e aqui veremos outros requisitos necessários e também como funciona o processo de solicitação.

auxilio-reclusao-valor-quem-tem-direito-de-receber-e1527624415660

Se você deseja dar entrada para receber o auxílio, saiba que precisamos entender o contexto envolvendo mesmo e principalmente quais serão os requisitos que iremos preencher para que isso possa acontecer. O Instituto Nacional do Seguro Social será o responsável por efetuar o pagamento também.

Muito importante ressaltar que somente os dependentes do segurado do INSS que estiver preso nesses dois regimes citados anteriormente e que terão direito de receber o benefício durante o período de reclusão ou de detenção. Agora que você sabe o que é auxílio reclusão, fica melhor para entender quais são os casos em que ele será pago.

Quem tem Direito ao Benefício

Existem uma série de fatores que serão analisados para declarar quem tem direito ao auxílio reclusão e chamamos isso de requisitos que devem ser preenchidos. Muito importante entender quais são eles para você saber quais são os critérios que podem se classificar a desclassificar o direito de receber o benefício.

Vamos disponibilizar abaixo as informações sobre quais são os seus requisitos analisados e você poderá entender um pouco melhor sobre isso:

  • É necessário que o preso possua qualidade de segurado na data da prisão;
  • É necessário que o segurado esteja recluso em regime fechado ou semiaberto;
  • É necessário possuir o último salário de contribuição abaixo previsto na legislação.

Ao fazer o preenchimento desses requisitos para o auxílio reclusão é possível fazer o recebimento do mesmo, mas existem outros fatores que também serão analisadas e que também deixaremos aqui em detalhes para você poder compreender melhor a respeito.

Agora vamos tratar dos requisitos necessários para o perfil do dependente, ou seja, entender quais dependentes podem receber auxílio reclusão e assim você vai ver se o seu perfil e a sua ligação com o segurado preso te garante o recebimento do valor mensal:

  • Cônjuge ou companheira: elas tenho direito e precisa comprovar o casamento ou a união estável na data em que o segurado foi preso;
  • Filhos e equiparados a filhos: eles também estou sem dinheiro aí tu e é necessário término de 21 anos de idade. Essa idade não é imposta no caso de filho inválido ou com deficiência;
  • Os pais: eles preciso comprovar a dependência Econômica para ter o direito de receber o benefício;
  • Para os irmãos: segue a mesma linha dos pais e para receber é necessário comprovar a dependência econômica e idade inferior a 21 anos.
Mais:  Desempregado tem Direito a Auxílio Doença?

Essas informações descritas acima não deixam de ser outros requisitos para você entender quem tem direito de receber auxílio reclusão e por isso que é muito importante que você leia com bastante atenção para entender quais serão os critérios avaliados na concessão da sua solicitação e a partir daí você vai entender se está preenchendo ao que o INSS está pedindo ou não.

quem-tem-direito-ao-auxilio-reclusao-e1527624454142

Como Dar Entrada no Auxílio Reclusão

Vamos entender agora o que você pode fazer para dar entrada no auxílio reclusão e qual é o serviço online que está permitindo que isso possa acontecer. Essa parte é ideal para quem já verificou os requisitos e entende que o preenchimento é verídico para poder receber o valor mensal.

Não existe uma duração fixa para esse benefício, ele sempre vai variar de acordo com a idade e o tipo do beneficiário e por isso que essas informações precisam ser analisadas no ato da sua solicitação.

Por falar em solicitação, vamos entender aqui como dar entrada no auxílio reclusão e como funciona para que você tenha o direito de receber esse benefício o quanto antes. Sempre importante ler as informações sobre quais são os requisitos necessários.

Você vai ter um espaço no site do INSS onde você pode enviar agendar um atendimento na agência mais próxima de você para poder fazer a solicitação do seu benefício. Esse serviço vai permitir que você tem moralidade maior na hora de ser atendida.

Seguindo as informações deixadas abaixo é que você poderá solicitar auxílio reclusão através da internet e sem gastar muito tempo com isso. Mas não se esqueça que você vai ter que estar presente no atendimento presencial também, conforme você fizer o agendamento.

É através do site acima que você faz o agendamento auxílio reclusão e escolhe uma data e horário para você ser atendido na unidade mais próxima de você. Muito importante que você faça o preenchimento correto das suas informações para garantir o seu atendimento. Assim você garante o processo o quanto antes. Faça o requerimento online e agilize o processo de solicitação desse benefício, a partir do momento em que você preenche os requisitos para tal.

Mais:  Consulta Auxílio Doença

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • auxilio-doenca-como-dar-entrada--150x150Auxílio Doença Como dar Entrada Passo a Passo para Dar Entrada no Auxílio-Doença INSS Precisamos entender o que é auxílio doença para que depois possamos verificar se estamos atendendo os requisitos necessários ou não. […]
  • quem-paga-inss-autonomo-tem-direito-a-auxilio-doenca-150x150Quem paga INSS autônomo tem direito a Auxílio Doença? O que é Auxílio Doença? Quando o contribuinte do INSS é acometido por uma doença ou acidente que torna ele é incapaz de exercer as suas atividades por mais de 15 dias, existe um benefício […]
  • inss-telefone-agendamento-150x150Telefone Agendamento INSS O que é INSS? O Instituto Nacional de Seguridade Social atua dentro da esfera federal e vem fazendo um papel importante dentro da sociedade. Esse órgão faz a administração de todos os […]
  • auxilio-doenca-inss-afastamento-150x150Auxílio Doença INSS – Afastamento O que é auxílio doença? O auxílio doença é um benefício que será pago para o trabalhador que ficar mais de 15 dias consecutivos afastados do trabalho. Esse é o principal requisito que […]
  • pensao-por-morte-inss-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Pensão por morte INSS – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Pensão por morte INSS? Dentre os vários tipos de benefícios que são pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, você encontra a pensão por morte. Aqui iremos tratar um […]
  • consulta-beneficio-inss-150x150INSS Benefício – Consulta Consultar Benefícios INSS O INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social - pertence a iniciativa Federal e é uma autarquia. Esse órgão passou a ser responsável por todos os assuntos […]
  • auxilio-doenca-para-mei-150x150Auxílio Doença MEI Auxílio Doença Micro Empreendedor Individual Para aqueles que desejam solicitar o auxílio doença, o primeiro passo o que é esse benefício e para que ele serve. Nesse caso, esse benefício […]
  • auxilio-doenca-estabilidade-150x150Auxílio Doença Estabilidade Quem Recebe Auxílio Doença Tem Direito a Estabilidade? O auxílio doença é um dos benefícios previdenciários que o trabalhador tem direito e ele será direcionado para os casos em que o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *