Desempregado tem Direito a Auxílio Doença?

Auxílio Doença Para Desempregados

O pagamento do auxílio doença é de responsabilidade do INSS e precisamos procurar esse órgão para dar entrada, consultar o requerimento, para verificar o extrato várias outras informações relacionadas a qualquer benefício que for de responsabilidade dele.

auxilio-doenca-para-desempregado-e1527626345660

O Instituto Nacional de Seguridade Social tem conhecimento da sua responsabilidade perante aos contribuintes e por isso que nos últimos anos em níveis e dedicando bastante para disponibilizar resolução de problemas pela internet.

Isso significa dizer que na hora que você buscar informações sobre um auxílio doença INSS, basta entrar no site e verificar que você vai ter a opção fazer agendamento na unidade mais próxima, de consultar o resultado da sua solicitação e vários outros serviços.

Muito melhor você usar os serviços online do que os atendimentos presenciais, mas sempre pode existir aquela ação que você vai precisar resolver no atendimento presencial e quando isso acontecer é muito importante lembrar de levar a documentação necessária para tal.

Desempregado tem Direito a Auxílio Doença?

Se você também está em dúvida se o desempregado tem direito ao auxílio doença, acompanhe as informações trazidas aqui para você entender um pouco mais sobre esse cenário e em que casos a pessoa pode estar solicitando esse benefício mesmo que ela não esteja exercendo uma atividade remunerada no momento.

Muitas pessoas não sabem, mas o desempregado pode receber auxílio doença e essa informação é muito importante para todos aqueles que estão nessa condição e ainda não fizeram a solicitação do mesmo. Só precisamos entender quais serão os requisitos para que isso possa acontecer.

Esse benefício Previdenciário e que é disponibilizado em casos em que o trabalhador fica incapacitado para o trabalho é de suma importância e acaba trazendo um conforto maior para que a pessoa possa se recuperar sem ter que voltar às atividades laborais que ela não consegue efetuar no momento.

Existe um período de graça do auxílio doença e é dentro desse tempo que o desempregado pode ter o direito de receber o benefício. Muito importante entender quanto esse tempo dura e a partir de quando ele é contado. Abaixo deixamos as informações:

  • O desempregado tem até 12 meses de período de graça contados da data em que ele deixou de contribuir;
  • Esse prazo pode ser para 24 meses caso ele comprove que fez mais de 120 contribuições.
  • Se ele estiver recebendo algum benefício por incapacidade, o tempo começa a contar do dia em que houve o cessamento do benefício;
  • Para o contribuinte facultativo, o tempo grátis é até 6 meses após a última contribuição.
Mais:  Doenças que aposentam por Invalidez

Essas informações são muito valiosas para você entender sobre o auxílio doença para o desempregado. Dessa forma, você também vai conseguir avaliar se você está preenchendo algum desses requisitos para certeza se vai conseguir receber o pagamento normal. Vamos entender como consultar o resultado do requerimento solicitado no próximo tópico.

desempregado-tem-direito-a-auxilio-doenca

Como consultar resultado do Requerimento?

Para você que deseja dar entrada no auxílio doença, importante saber que tem a etapa onde você consegue fazer o agendamento da perícia médica online e também tem aquela etapa onde você vai conseguir consultar o resultado do requerimento.

Essas duas etapas mencionadas acima são importantíssimas e o fato de você conseguir realizar pela internet disponibiliza uma economia de tempo bem grande. Por isso que é importante você acompanhar as informações e sempre ir atrás do site dos órgãos para você ver qual é a melhor maneira de resolver a sua pendência.

Deixaremos aqui o site onde você pode consultar as agências da sua cidade que estão com disponibilidade para realizar a perícia médica auxílio doença. Não se esqueça de marcar uma data e dia que você realmente possa comparecer.

Caso não seja possível comparecer na data e horário que você marcou, basta fazer um cancelamento da solicitação ou mesmo a remarcação. Não deixe de ir, por que isso pode gerar uma pendência de suspensão de 30 dias para uma nova remarcação. Se você preenche os requisitos, coloque em prática o pediod de solicitação o quanto antes.

Depois do agendamento, precisamos aguardar o processo de publicação do resultado. Essa consulta também é outra etapa que você pode realizar online.

Faça a sua consulta requerimento auxílio doença pela internet para saber dessa informação de uma maneira mais prática:

Todos os tipos de consulta agendamento de atendimento que você for realizar online é de suma importância que você preencha as informações pedidas de uma forma correta. Somente assim para que você possa ter o retorno do sistema.

Mais:  LOAS 2019 - Quem tem direito, Dar Entrada

Faça a sua solicitação auxílio doença, mas para isso você vai ter que passar pela perícia médica que é obrigatória e somente ela que poderá fazer a concessão do benefício para você ou não. Depois disso, você pode realizar a sua consulta para saber se o requerimento de solicitação foi autorizado ou não.

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • auxilio-doenca-inss-afastamento-150x150Auxílio Doença INSS – Afastamento O que é auxílio doença? O auxílio doença é um benefício que será pago para o trabalhador que ficar mais de 15 dias consecutivos afastados do trabalho. Esse é o principal requisito que […]
  • revisao-auxilio-doenca-inss-150x150Revisão Auxílio Doença INSS Auxílio Doença o que é? O auxílio doença é mais um benefício que o trabalhador pode solicitar, mas esse se aplica apenas para aqueles que estão temporariamente incapazes para o trabalho. […]
  • auxilio-doenca-13-salario-150x15013 salário Auxílio Doença INSS Décimo Terceiro Salário para auxílio doença O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS - é o órgão responsável por pagar o benefício previdenciário do auxílio doença. Mas para que […]
  • auxilio-doenca-consulta-150x150Consulta Auxílio Doença Consultar Benefício Auxílio Doença O auxílio doença é administrado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Esse é um benefício concedido por incapacidade, mediante […]
  • auxilio-doenca-o-que-e-150x150Previdência Social Auxílio Doença – O que é? Previdência Social Auxílio Doença A Previdência Social auxílio doença é um benefício muito importante e que vai ajudar aquele trabalhador que está afastado das suas atividades devido ao […]
  • como-evitar-cancelamento-auxilio-doenca-inss-150x150Como Evitar Cancelamento Auxílio Doença INSS O que é Auxílio doença? O auxílio doença é um benefício e quem vai conceder ele é o INSS - Instituto nacional da Seguridade Social, mas isso só acontece mediante o preenchimento dos […]
  • meu-inss-auxilio-doenca-consultar-extrato-150x150Meu INSS Auxílio Doença – Consultar Extrato Auxílio Doença Consulta MEU INSS A Previdência Social vai disponibilizar o benefício do auxílio doença para aquele trabalhador que estiver afastado devido à ocorrência de alguma doença ou […]
  • auxilio-doenca-extrato-emissao-150x150Auxílio Doença Extrato – Emissão O que é o Auxílio Doença? O auxílio doença é um benefício Previdenciário disponível para aquele trabalhador que está afastado do trabalho de forma temporária. Muito importante ter atenção […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *