INSS Pente Fino Auxílio Doença

O que é Auxílio Doença?

O benefício previdenciário é chamado auxílio doença é de responsabilidade do INSS e por isso que o contribuinte precisa entrar em contato com esse órgão quando for efetuar a solicitação do mesmo.

pente-fino-auxilio-doenca-inss

O INSS faz parte da esfera federal e juntamente com a Previdência Social está disponibilizando vários tipos de benefícios, de acordo com os requisitos que um contribuinte atende. Esse órgão tem uma responsabilidade grande pelo fato de estar responsável pelo pagamento de todos esses benefícios.

Hoje iremos tratar sobre um assunto muito importante e que diz respeito ao pente fino no auxílio doença INSS. Você que é o beneficiado desse auxílio é muito importante saber do que se trata essa ação e se própria pode ser boa para todos os envolvidos.

As pessoas que ficam incapacitados para o trabalho ou para alguma atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos tenho direito de estar recebendo esse benefício, mas para isso será necessário preencher os requisitos pedidos e aqui veremos quais são eles.

INSS Pente Fino Auxílio Doença

As particularidades de qualquer benefício precisa ser de conhecimento de todos aqueles que recebem o mesmo. Por isso que separamos aqui algumas informações sobre o INSS pente fino auxílio doença para que você possa lhe entender melhor como evitar e o seu benefício seja cortado após a revisão.

Muito comum ocorrer o encerramento do benefício depois que o INSS aplica o pente fino auxílio doença e isso acaba gerando uma série de desconforto, afinal de contas, o cidadão acaba perdendo o direito de receber o valor que estava sendo pago.

O mais importante é que você entenda como evitar esse tipo de situação e você pode estar fazendo para que o pente fino não corte o seu benefício. Assim você vai continuar recebendo o mesmo e poderá ter a sua ajuda financeira mensal.

É por meio de um edital que o INSS fará chamada para o pente fino e juntamente com as informações disponibilizadas neste documento os contribuintes poderão conferir qual é o prazo para realizar em um agendamento sob o risco de perder o benefício, caso o procedimento não aconteça.

No último edital, o governo federal convocou mais de 59 mil segurados que recebem esse tipo de benefício para que o procedimento pudesse ser realizado. Entender como funciona o pente fino auxílio doença é muito importante para você poder se programar certinho para tal:

Mais:  Tabela Pagamento INSS 2019

Disponibilizamos abaixo as principais informações sobre isso e você vai poder entender um pouco melhor o procedimento:

  • A convocação é feita por meio de um edital;
  • Existe um prazo final para que o beneficiário faça o procedimento de revisão;
  • Se o procedimento não foi feito, ele poderá ter o benefício cessado.

Essas são as principais informações que você precisa entender na hora de se informar sobre o procedimento do pente fino e como ele costuma ser aplicado para todos aqueles que recebem o auxílio-doença.

inss-pente-fino-auxilio-doenca-e1527721116725

Como dar entrada no benefício

Vamos dar uma olhada sobre o processo de dar entrada no auxílio doença e quais são as solicitações necessárias para tal. Muita coisa já está disponível pela internet e isso já vai te trazer uma série de vantagens para que você possa ter mais praticidade.

O primeiro processo para que você possa realizar solicitação de algum benefício pode tirar suas dúvidas e isso é totalmente normal, ainda mais porque não sabemos quais são todos os passos necessários para que isso possa acontecer.

No site do INSS você vai encontrar uma série de recursos online e que vão permitir que você tenha maior produtividade para poder solicitar o que desejar. Além disso, você também tem o conforto de consultar o resultado do requerimento.

  • Para solicitar auxílio doença é necessário entrar no site do DataPrev: www.dataprev.gov.br
  • Você terá que fornecer o seu estado e município para que o sistema possa listar as agências disponíveis para fazer a perícia médica;

Na lista também vai ter os horários e dias disponíveis de acordo com cada tipo de unidade.

Depois que a perícia médica é realizada na agência que você escolheu, o próximo passo é aguardar a publicação do resultado do requerimento que pode demorar alguns dias, mas eles irão informar qual é o prazo para que isso aconteça.

O auxílio doença INSS só será pago a partir do momento em que o solicitante fizeram preenchimento de todos os requisitos necessários. Atualmente, esses são os requisitos para que o benefício possa ser concedido:

  • 12 meses de contribuição;
  • Estar afastado mais de 15 dias do trabalho.
Mais:  Auxílio Doença Parental

Se você também está preenchendo esses requisitos, as chances de você ter o direito de receber o benefício são grandes. Consulte o requerimento online e também dentro do site do Dataprev para saber se o benefício será pago para você ou não. É bem rápida a consulta e você não vai ter nenhum custo para poder realizar ela.

 

 

 

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • auxilio-doenca-inss-afastamento-150x150Auxílio Doença INSS – Afastamento O que é auxílio doença? O auxílio doença é um benefício que será pago para o trabalhador que ficar mais de 15 dias consecutivos afastados do trabalho. Esse é o principal requisito que […]
  • calendario-pagamento-inss-150x150Tabela Pagamento INSS 2019 Tabela INSS 2019 Pagamentos O Instituto Nacional de Seguridade Social é uma autarquia responsável pelos pagamentos dos benefícios aos contribuintes que atendem aos requisitos de cada um […]
  • pensao-por-morte-inss-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Pensão por morte INSS – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Pensão por morte INSS? Dentre os vários tipos de benefícios que são pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, você encontra a pensão por morte. Aqui iremos tratar um […]
  • consulta-beneficio-inss-150x150INSS Benefício – Consulta Consultar Benefícios INSS O INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social - pertence a iniciativa Federal e é uma autarquia. Esse órgão passou a ser responsável por todos os assuntos […]
  • aposentadoria-por-invalidez-150x150Aposentadoria por Invalidez INSS O que é a Aposentadoria por Invalidez INSS? A aposentadoria por invalidez INSS é o benefício previdenciário concedido para o trabalhador que atende os requisitos necessários para tal. […]
  • loas-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150LOAS 2019 – Quem tem direito, Dar Entrada O que é LOAS? A Lei Orgânica da Assistência Social, também conhecida como LOAS, é de iniciativa do governo federal e tem um objetivo muito importante na sociedade brasileira. A […]
  • como-evitar-cancelamento-auxilio-doenca-inss-150x150Como Evitar Cancelamento Auxílio Doença INSS O que é Auxílio doença? O auxílio doença é um benefício e quem vai conceder ele é o INSS - Instituto nacional da Seguridade Social, mas isso só acontece mediante o preenchimento dos […]
  • auxilio-doenca-consulta-150x150Consulta Auxílio Doença Consultar Benefício Auxílio Doença O auxílio doença é administrado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Esse é um benefício concedido por incapacidade, mediante […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *