Auxílio Acidente – Dar Entrada

O que é Auxílio Acidente?

O auxílio acidente é um benefício previdenciário e ele tem uma natureza indenizatória e será pago em decorrência de algum acidente que reduz de forma permanente a capacidade do cidadão para o trabalho.

auxilio-doenca-dar-entrada-e1527722125106

Juntamente com outros benefícios que são concedidos pela previdência social para todo aquele contribuinte que paga certinho a sua contribuição, temos o auxílio acidente INSS. A partir do momento em que o contribuinte sofre um acidente e que tem uma sequela permanente e reduza sua capacidade de trabalhar, ele terá direito ao recebimento desse benefício.

Existem alguns detalhes que fazem toda a diferença e que precisamos saber na hora de receber esse benefício e por isso que viemos trazer aqui essas informações.

Abaixo colocamos as principais informações sobre quais são os requisitos auxílio acidente:

  • Necessário ter a qualidade de segurado quando ele sofreu um acidente;
  • Não é necessário cumprir nenhuma carência para receber o benefício;
  • Contribuintes que possuem direito de receber o auxílio acidente: Empregado Urbano e Rural, empregado doméstico, trabalhador avulso e segurado especial.

Muito importante que você saiba também quem não tem direito ao auxílio acidente, ele não vai fazer cobertura para contribuinte individual e contribuinte facultativo.

Essas são as principais informações que você precisa saber sobre o funcionamento desse auxílio e todos os benefícios e requisitos que envolvem mesmo. Muito importante atender aos requisitos, caso contrário, o INSS não consegue te indenizar.

Como dar entrada no Auxílio Acidente

Entenda agora como faz para solicitar o benefício, agora que você entendeu como ele é e quais são os requisitos que serão necessários a serem preenchidos, também precisamos saber como funciona hoje o processo para solicitar auxílio acidente.

Para dar entrada no auxílio acidente você vai precisar entender algumas etapas necessárias precisam ser cumpridas e o primeiro passo é você anotar documentos originais que serão necessário.

Você vai precisar apresentar a seguinte documentação:

  • Identificação original com foto;
  • CPF;
  • Documentos médicos sobre acidente sofrido e os tratamentos realizados.

Todos esses documentos deverão ser apresentados na agência do INSS mais próxima onde você foi solicitar o seu auxílio.

Todos os cidadãos que precisam solicitar auxílio acidente terão que procurar a unidade do inss mais próximo para que procedimento possa ser realizado e pela internet e isso ainda não é possível.

Mais:  Prova de Vida INSS

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o processo necessário ou até mesmo a documentação que você vai ter que apresentar, recomendamos que você entre em contato com a central de atendimento e verifique essas informações.

Os processos de solicitação de benefícios que são concedidos pela Previdência Social passaram por alterações significativas nos últimos anos e hoje está mais fácil, mas existem alguns processos que ainda não encontramos online e quando isso acontecer com você será necessário ir até o atendimento mais próximo.

  • Faça o seu contato com a Central de Atendimento da Previdência: 135

O atendimento telefônico serve para você tirar dúvidas pontuais.

como-dar-entrada-auxilio-doenca

Consulte o resultado do Requerimento

Somente por meio da consulta requerimento auxílio acidente em que teremos vacinação status do próprio órgão sobre autorização do recebimento do benefício ou não.

Após a solicitação de recebimento do benefício é preciso saber se o INSS vai autorizar o mesmo ou não. Pensando em facilitar o acesso a esse status de aprovado, o que o órgão desenvolveu um serviço de consulta online e por meio dele você pode estar verificando essa informação.

Esse serviço foi criado para você ter uma facilidade muito maior na hora de ir saber como está o seu requerimento. Poucos minutinhos e você já consegue dar uma olhada nessa informação.

Para aqueles que ainda não realizaram a consulta resultado auxílio acidente, separamos as informações para que possamos explicar melhor como funciona:

Necessário informar todos os seus dados para que sistema consiga buscar o status do requerimento e após isso acontecer, ele vai trazer as informações na tela para você. O resultado do auxílio acidente vai notificar o cidadão se ele vai conseguir receber o benefício ou não. Caso ele consiga, teremos também a informação da tela sobre Quando é que a primeira parcela será paga.

Ele tem algumas particularidades diferentes dos demais, conforme verificamos no tópico anterior. A cobertura deste benefício não atende todos os tipos de contribuinte e, conforme mencionamos anteriormente. O contribuinte individual e também ou contribuinte facultativo não estão incluídos.

O benefício será encerrado a partir do momento em que o trabalhador se aposentar ou quando ele solicitar a certidão de tempo de contribuição para fazer averbação em regime próprio de Previdência Social.

Mais:  INSS Benefício - Consulta

Saber quem tem direito ao auxílio acidente é muito importante porque nem todos os benefícios da Previdência serão estendidos a todos os tipos de contribuintes que temos hoje. Sempre que surgir dúvidas, faça o seu contato com a central de atendimento e veja quais são os pontos que estão faltando.

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • quem-tem-direito-ao-auxilio-acidente-150x150Auxílio Acidente – Valor, Quem Tem Direito O que é Auxílio Acidente? Quando você trata do auxílio acidente, estamos diante de um benefício que tem natureza indenizatória e será pago quando o acidente reduzir permanentemente a […]
  • auxilio-maternidade-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Auxílio Maternidade – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Auxílio Maternidade? O benefício do auxílio maternidade é mais um que o INSS vai pagar para todas as temporadas que atende aos requisitos pedidos. Para aquelas pessoas que estão […]
  • auxilio-doenca-para-desempregado-150x150Desempregado tem Direito a Auxílio Doença? Auxílio Doença Para Desempregados O pagamento do auxílio doença é de responsabilidade do INSS e precisamos procurar esse órgão para dar entrada, consultar o requerimento, para verificar o […]
  • loas-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150LOAS 2019 – Quem tem direito, Dar Entrada O que é LOAS? A Lei Orgânica da Assistência Social, também conhecida como LOAS, é de iniciativa do governo federal e tem um objetivo muito importante na sociedade brasileira. A […]
  • carencia-auxilio-doenca-150x150Auxílio Doença Carência O que é auxílio doença? O auxílio doença será concedido para o trabalhador e ficar afastado mais de 15 dias do trabalho por motivo de doença ou acidente. Esse benefício é organizado pelo […]
  • auxilio-doenca-estabilidade-150x150Auxílio Doença Estabilidade Quem Recebe Auxílio Doença Tem Direito a Estabilidade? O auxílio doença é um dos benefícios previdenciários que o trabalhador tem direito e ele será direcionado para os casos em que o […]
  • aposentadoria-por-invalidez-150x150Aposentadoria por Invalidez INSS O que é a Aposentadoria por Invalidez INSS? A aposentadoria por invalidez INSS é o benefício previdenciário concedido para o trabalhador que atende os requisitos necessários para tal. […]
  • auxilio-doenca-valor-150x150Auxílio Doença 2019 Valor Qual Valor do Auxílio Doença? Entender as características do auxílio doença e saber para que que serve é muito importante para que você possa fazer a solicitação dele e o mesmo possa ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *