Quem paga INSS autônomo tem direito a Auxílio Doença? 2024
O que é Auxílio Doença?
Quando o contribuinte do INSS é acometido por uma doença ou acidente que torna ele é incapaz de exercer as suas atividades por mais de 15 dias, existe um benefício chamado auxílio doença que é pago pelo INSS que vai ajudar nesses casos.
Conforme descrito acima, esse é um benefício por incapacidade e de responsabilidade do Instituto Nacional de Seguridade Social. Mas para ter o direito de receber o mesmo é indispensável que o cidadão faça o preenchimento dos requisitos necessários.
Um dos principais requisitos para receber auxílio doença é:
- 12 meses de contribuição – carência não cobrada para algumas doenças previstas em lei.
Essa informação sobre a carência é muito importante e precisa ser atendida para que o cidadão consiga receber o pagamento do benefício. Se você faz o preenchimento, o próximo passo é solicitar a perícia médica para dar entrada no benefício.
A perícia médica é a equipe responsável por autorizar a concessão do benefício ou não. Para você agendar a perícia médica auxílio doença, existe uma ferramenta online que vai permitir que você faça esse procedimento sem ter que procurar os atendimentos presenciais para essa finalidade.
Faça o agendamento online e ganhe mais tempo para você resolver as burocracias e etapas necessárias você precisa cumprir para que o benefício por incapacidade seja pago para você. Quem paga o INSS como autônomo precisa ter conhecimento sobre quais são os benefícios extensivos.
Quem paga INSS autônomo tem direito a Auxílio Doença?
Quando a Previdência Social cria um benefício, ela analisa todos os tipos de contribuintes que ela tem hoje e verifica qual é a extensão do mesmo para eles. Por isso achamos importante saber se quem paga INSS autônomo tem direito ao auxílio doença e se você está dentro dessa categoria de contribuinte, entenda como funciona e se você tem direito ao benefício.
Muitas pessoas ficam em dúvida se a pessoa que paga o inss como autônomo vai ter o direito de receber o benefício por incapacidade. Isso acontece porque nem todos os benefícios criados pela Previdência Social são extensivos ao contribuinte individual ou MEI.
A boa notícia é que quem paga INSS como autônomo recebe auxílio doença. Então se você está dentro dessa categoria de contribuinte, você pode solicitar o seu benefício e ele será concedido mediante o preenchimento dos requisitos.
Abaixo colocamos quais são os requisitos necessários:
- Perícia médica;
- Contribuição de 12 meses.
Esses são os requisitos para o autônomo receber o auxílio doença e por isso que precisamos verificar se eles estão sendo atendidos para que o resultado do requerimento de solicitação seja aprovado. Abaixo você vai conhecer como funciona o processo de consultar essa informação também.
Atender aos requisitos pedidos é sempre a etapa inicial para você ter o direito de receber todo e qualquer tipo de benefício foi concedido pela Previdência Social. E por isso que você vai precisar analisar se você fez as 12 contribuições nos últimos meses de análise.
Caso seja necessário fazer a prorrogação auxílio doença, ainda que esse processo também pode ser iniciado online e isso significa dizer que você consegue fazer o seu pedido de prorrogação em ter que ir até o atendimento da agência mais próxima.
Existem algumas etapas que você vai precisar para ficar no atendimento presencial e recomendamos que você procure a unidade mais próxima quando isso acontecer, mas as demais pendências você pode ir resolvendo no site do INSS. Quem atende aos requisitos pode solicitar o benefício.
Consulte o resultado do Requerimento
Não podemos deixar de ressaltar que esse benefício é uma ajuda financeira e o INSS disponibiliza para o contribuinte mediante o preenchimento dos requisitos necessários.
Depois quem o cidadão faz a sua solicitação para poder receber o benefício, ele vai precisar consultar resultado do auxílio doença para saber se o mesmo será liberado ou não.
Quem fica responsável por autorizar a liberação do pagamento é a perícia médica e por isso que o processo de exame é obrigatório como forma de concessão do benefício.
Para você que ainda não consultou o resultado do auxílio doença, não se esqueça de lembrar a data prevista para publicação do mesmo e essa informação foi disponibilizada no período em que você realizou a solicitação.
Vamos entender como funciona o processo para consultar resultado do requerimento auxílio doença online e como o serviço acaba sendo bastante simples de ser utilizado:
- Acesse o site do Dataprev: www.dataprev.gov.br
Todas essas informações são necessárias por isso você precisa preencher com dados corretos. Muito importante que isso aconteça e que você verifique certinho os dados que são necessários.
O requerimento é um documento importante que é gerado na tela do site onde vai conter as informações sobre a autorização ou não do recebimento desse benefício por incapacidade. Caso ele seja autorizado, você também será notificado sobre a data do pagamento da primeira parcela.
A equipe de redação no site conta com especialistas em direitos previdenciário e finanças, e busca sempre trazer o melhor conteúdo para facilitar a vida de quem deseja dar entrada e receber o auxílio doença e outros benefícios sociais.