Pensão por morte INSS – Quem Tem Direito, Dar Entrada

O que é Pensão por morte INSS?

Dentre os vários tipos de benefícios que são pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, você encontra a pensão por morte. Aqui iremos tratar um pouco sobre esse tipo de benefício e também quais são os requisitos para que você possa ter o direito de receber ir.

pensao-por-morte-inss-quem-tem-direito-dar-entrada-e1527450926263

Todos os benefícios que são concedidos pelo INSS necessitam de atendimento prévio dos requisitos necessários, mas eles sempre vão variar de benefício para benefício e por isso que precisamos ter conhecimento sobre qual é a diferença entre eles.

Para aqueles que estão interessados em solicitar pensão por morte INSS, vamos conferir em detalhes quais são as informações que são necessárias para que o interessado possa dar entrada no mesmo.

O Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS – é um órgão público que atua dentro da esfera Federal e fica responsável por disponibilizar os benefícios de altamente com Previdência Social. Por isso que você precisa entrar em contato com esse órgão toda vez que você vai solicitar algum benefício.

Quem tem direito ao Benefício?

Veremos as instruções sobre os requisitos necessários e também como funciona o processo para dar entrada no benefício e essas duas informações são importantíssimas para quem pretende receber esse tipo de benefício.

Entender quais são os requisitos para a pensão por morte é algo simples e reunimos as informações importantes para você ter conhecimento sobre. Assim você consegue entender melhor quais são os passos que você vai precisar dar.

Abaixo colocamos as informações sobre quem tem direito a pensão por morte:

  • Somente os dependentes do segurado que faleceu;
  • Para o segurado que desapareceu e teve sua morte declarada judicialmente, os seus dependentes também têm direito de receber o benefício.

Essas são as duas principais informações que precisamos ter conhecimento sobre o funcionamento desse benefício, mas agora precisamos entender também quais serão os requisitos que o INSS pensão por morte vai cobrar de você. Dessa forma, você já consegue analisar se está preenchendo o mesmo ou não.

Abaixo você verifica as informações sobre requisitos necessários:

  • É necessário que o falecido possuísse qualidade de segurado do INSS até à data do óbito;
  • A duração do benefício vai variar de acordo com a quantidade de contribuições que o falecido fez e outros fatores também vão influenciar nesse tempo.
Mais:  INSS Extrato - Consulta

Essas são as duas principais informações que você precisa saber para poder compreender mais sobre os requisitos pensão por morte. A duração benefício é bem variado e por isso que não podemos estabelecer entre tempo exato para isso.

Se você faz o preenchimento dos requisitos pensão por morte, o próximo passo é entender como funciona o processo para poder solicitar o benefício e poder ter o direito de receber o mesmo. Essa etapa também é muito importante.

Existe uma tabela que o INSS disponibiliza informando a idade do dependente na época do óbito e a duração máxima do benefício ou da cota. Seria interessante você verificar essa informação no site do INSS para você entender o período de pagamento da pensão por morte.

pensao-por-morte-inss-quem-tem-direito-e1527450960642

Como Dar Entrada na Pensão por morte INSS?

Agora que entendemos todas as informações sobre o que é esse benefício, para quem ele é concedido e também quais são os requisitos necessários que devemos preencher para ter o direito de receber, o próximo passo é você estar verificando como dar entrada.

O processo para dar entrada na pensão por morte INSS é muito importante e se você pensa em todas as informações mencionadas anteriormente, agora é hora de você estar sabendo como funciona para solicitar o mesmo.

Assim como os benefícios, a parte inicial de você solicitar o recebimento dessa pensão também pode acontecer pela internet e isso vai te trazer uma facilidade muito grande, ainda mais por que você consegue economizar bastante tempo.

Não é complicado esse processo, mas você vai precisar seguir as orientações sobre como solicitar pensão por morte INSS disponibilizadas abaixo para que o procedimento possa acontecer e em casos de maiores dúvidas pode entrar em com com a central do INSS. O telefone da Central do INSS é o 135.

Você tem aqui presente para vocês documentação para comprovar o preenchimento dos requisitos e também a ligação que você tinha com o falecido. Por isso que é muito importante que você tem atenção quanto as informações sobre essa parte de documento.

Mais:  Como Evitar Cancelamento Auxílio Doença INSS

Uma vez que o INSS verifica que o segurado não atende às condições pedidas é que ele não vai conceder o recebimento do mesmo. O INSS pensão por morte é um direito de quem atende aos requisitos pedidos.

Aproveite para consultar no site a tabela contendo os prazos e o segurado vai ter para receber o benefício, essa informação é muito importante. Se você preenche os requisitos, dê entrada no benefício.

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • loas-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150LOAS 2019 – Quem tem direito, Dar Entrada O que é LOAS? A Lei Orgânica da Assistência Social, também conhecida como LOAS, é de iniciativa do governo federal e tem um objetivo muito importante na sociedade brasileira. A […]
  • inss-pente-fino-auxilio-doenca-150x150INSS Pente Fino Auxílio Doença O que é Auxílio Doença? O benefício previdenciário é chamado auxílio doença é de responsabilidade do INSS e por isso que o contribuinte precisa entrar em contato com esse órgão quando for […]
  • doencas-que-aposentam-por-invalidez-150x150Doenças que aposentam por Invalidez O que é Aposentadoria por Invalidez A Aposentadoria por invalidez é outro benefício que a Previdência Social vai disponibilizar para todos aqueles trabalhadores que fizeram o […]
  • aposentadoria-por-invalidez-150x150Aposentadoria por Invalidez INSS O que é a Aposentadoria por Invalidez INSS? A aposentadoria por invalidez INSS é o benefício previdenciário concedido para o trabalhador que atende os requisitos necessários para tal. […]
  • consulta-pericia-inss-online-150x150Consulta perícia INSS pela internet Perícia Médica do INSS Online O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é um órgão que o cidadão precisa consultar para várias finalidades e principalmente quando ele deseja […]
  • auxilio-doenca-para-desempregado-150x150Desempregado tem Direito a Auxílio Doença? Auxílio Doença Para Desempregados O pagamento do auxílio doença é de responsabilidade do INSS e precisamos procurar esse órgão para dar entrada, consultar o requerimento, para verificar o […]
  • quem-tem-direito-ao-auxilio-reclusao-150x150Auxílio Reclusão – Valor, Quem Tem Direito de Receber O que é Auxílio Reclusão? O auxílio reclusão será pago apenas para os dependentes do segurado preso e que esteja em regime fechado ou em regime semiaberto. São esses dois casos em que o […]
  • auxilio-maternidade-quem-tem-direito-dar-entrada-150x150Auxílio Maternidade – Quem Tem Direito, Dar Entrada O que é Auxílio Maternidade? O benefício do auxílio maternidade é mais um que o INSS vai pagar para todas as temporadas que atende aos requisitos pedidos. Para aquelas pessoas que estão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *