Quem paga INSS autônomo tem direito a Auxílio Doença?

O que é Auxílio Doença?

Quando o contribuinte do INSS é acometido por uma doença ou acidente que torna ele é incapaz de exercer as suas atividades por mais de 15 dias, existe um benefício chamado auxílio doença que é pago pelo INSS que vai ajudar nesses casos.

quem-paga-inss-autonomo-tem-direito-a-auxilio-doenca

Conforme descrito acima, esse é um benefício por incapacidade e de responsabilidade do Instituto Nacional de Seguridade Social. Mas para ter o direito de receber o mesmo é indispensável que o cidadão faça o preenchimento dos requisitos necessários.

Um dos principais requisitos para receber auxílio doença é:

  • 12 meses de contribuição – carência não cobrada para algumas doenças previstas em lei.

Essa informação sobre a carência é muito importante e precisa ser atendida para que o cidadão consiga receber o pagamento do benefício. Se você faz o preenchimento, o próximo passo é solicitar a perícia médica para dar entrada no benefício.

A perícia médica é a equipe responsável por autorizar a concessão do benefício ou não. Para você agendar a perícia médica auxílio doença, existe uma ferramenta online que vai permitir que você faça esse procedimento sem ter que procurar os atendimentos presenciais para essa finalidade.

Faça o agendamento online e ganhe mais tempo para você resolver as burocracias e etapas necessárias você precisa cumprir para que o benefício por incapacidade seja pago para você. Quem paga o INSS como autônomo precisa ter conhecimento sobre quais são os benefícios extensivos.

Quem paga INSS autônomo tem direito a Auxílio Doença?

Quando a Previdência Social cria um benefício, ela analisa todos os tipos de contribuintes que ela tem hoje e verifica qual é a extensão do mesmo para eles. Por isso achamos importante saber se quem paga INSS autônomo tem direito ao auxílio doença e se você está dentro dessa categoria de contribuinte, entenda como funciona e se você tem direito ao benefício.

Muitas pessoas ficam em dúvida se a pessoa que paga o inss como autônomo vai ter o direito de receber o benefício por incapacidade. Isso acontece porque nem todos os benefícios criados pela Previdência Social são extensivos ao contribuinte individual ou MEI.

A boa notícia é que quem paga INSS como autônomo recebe auxílio doença. Então se você está dentro dessa categoria de contribuinte, você pode solicitar o seu benefício e ele será concedido mediante o preenchimento dos requisitos.

Mais:  Auxílio Acidente - Valor, Quem Tem Direito

Abaixo colocamos quais são os requisitos necessários:

  • Perícia médica;
  • Contribuição de 12 meses.

Esses são os requisitos para o autônomo receber o auxílio doença e por isso que precisamos verificar se eles estão sendo atendidos para que o resultado do requerimento de solicitação seja aprovado. Abaixo você vai conhecer como funciona o processo de consultar essa informação também.

Atender aos requisitos pedidos é sempre a etapa inicial para você ter o direito de receber todo e qualquer tipo de benefício foi concedido pela Previdência Social. E por isso que você vai precisar analisar se você fez as 12 contribuições nos últimos meses de análise.

Caso seja necessário fazer a prorrogação auxílio doença, ainda que esse processo também pode ser iniciado online e isso significa dizer que você consegue fazer o seu pedido de prorrogação em ter que ir até o atendimento da agência mais próxima.

Existem algumas etapas que você vai precisar para ficar no atendimento presencial e recomendamos que você procure a unidade mais próxima quando isso acontecer, mas as demais pendências você pode ir resolvendo no site do INSS. Quem atende aos requisitos pode solicitar o benefício.

auxilio-doenca-para-autonomo-e1527720827222

Consulte o resultado do Requerimento

Não podemos deixar de ressaltar que esse benefício é uma ajuda financeira e o INSS disponibiliza para o contribuinte mediante o preenchimento dos requisitos necessários.

Depois quem o cidadão faz a sua solicitação para poder receber o benefício, ele vai precisar consultar resultado do auxílio doença para saber se o mesmo será liberado ou não.

Quem fica responsável por autorizar a liberação do pagamento é a perícia médica e por isso que o processo de exame é obrigatório como forma de concessão do benefício.

Para você que ainda não consultou o resultado do auxílio doença, não se esqueça de lembrar a data prevista para publicação do mesmo e essa informação foi disponibilizada no período em que você realizou a solicitação.

Vamos entender como funciona o processo para consultar resultado do requerimento auxílio doença online e como o serviço acaba sendo bastante simples de ser utilizado:

Todas essas informações são necessárias por isso você precisa preencher com dados corretos. Muito importante que isso aconteça e que você verifique certinho os dados que são necessários.

Mais:  Pensão por morte INSS - Quem Tem Direito, Dar Entrada

O requerimento é um documento importante que é gerado na tela do site onde vai conter as informações sobre a autorização ou não do recebimento desse benefício por incapacidade. Caso ele seja autorizado, você também será notificado sobre a data do pagamento da primeira parcela.

Mais sobre o Auxílio Doença INSS

  • dar-entrada-auxilio-doenca-parental-150x150Auxílio Doença Parental O que é Auxílio Doença Parental? O auxílio doença parental está muito ligado com o auxílio acidente e tem algumas características entre eles são bem parecidas, mas vamos deixar aqui as […]
  • auxilio-doenca-como-dar-entrada--150x150Auxílio Doença Como dar Entrada Passo a Passo para Dar Entrada no Auxílio-Doença INSS Precisamos entender o que é auxílio doença para que depois possamos verificar se estamos atendendo os requisitos necessários ou não. […]
  • auxilio-doenca-inss-afastamento-150x150Auxílio Doença INSS – Afastamento O que é auxílio doença? O auxílio doença é um benefício que será pago para o trabalhador que ficar mais de 15 dias consecutivos afastados do trabalho. Esse é o principal requisito que […]
  • quem-tem-direito-ao-auxilio-reclusao-150x150Auxílio Reclusão – Valor, Quem Tem Direito de Receber O que é Auxílio Reclusão? O auxílio reclusão será pago apenas para os dependentes do segurado preso e que esteja em regime fechado ou em regime semiaberto. São esses dois casos em que o […]
  • agendar-auxilio-doenca-inss-150x150Agendamento Auxílio Doença INSS Auxílio Doença Agendamento O auxílio doença é um benefício que o cidadão consegue receber quando está afastado do trabalho por mais de 15 dias por motivo de acidente ou doença. Existem […]
  • consulta-beneficio-inss-150x150INSS Benefício – Consulta Consultar Benefícios INSS O INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social - pertence a iniciativa Federal e é uma autarquia. Esse órgão passou a ser responsável por todos os assuntos […]
  • requerimento-auxilio-doenca-150x150Auxílio Doença Requerimento – Formulário O que é Auxílio Doença? O auxílio doença é mais um dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social e para receber o mesmo é necessário que o cidadão faça o […]
  • quem-tem-direito-auxilio-doenca-150x150Resultado do Requerimento de Auxílio Doença Consultar Resultado do Requerimento de Auxílio Doença Depois que terminamos o processo de solicitação do benefício, o próximo passo é fazer a consulta do resultado do requerimento de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *